Nossas Paróquias
Notícias
            Nossas Paróquias             Notícias             Ascensão do Senhor
02/06/2019 Homilias Ascensão do Senhor
A+ a-

Jesus, primeiramente, no final de suas aparições, abre a mente dos seus discípulos para que eles entendessem que estava se realizando tudo o que as Escrituras falavam sobre ele. E os primeiros versículos do texto de hoje esclarecem que as Escrituras falam de seu sofrimento, morte e ressurreição ao terceiro dia e que em seu Nome fosse proclamado o arrependimento para a remissão dos pecados a todas as nações, a começar por Jerusalém. E os apóstolos são as testemunhas do cumprimento das Escrituras a respeito de Jesus. Para isso o v. 49 faz referência à promessa do Pai, ou seja, ao envio do Espírito Santo com a força do Alto para ajudá-los a reler as Escrituras, dar coragem, ativar a memória e a disposição nos discípulos para a pregação, o testemunho e o martírio.

Jesus primeiro leva seus discípulos até Betânia, depois ergue as mãos e os abençoa (v. 50) e enquanto os abençoa, distanciou-se deles e era elevado ao céu (v. 51). O v. 52 fala que os discípulos se prostraram diante dele e depois voltaram a Jerusalém com grande alegria. Lucas tem em mente um texto do Primeiro Testamento: Lv 9,22-24. Vejamos as palavras colocadas em negrito: Aarão levantou as mãos em direção ao povo e o abençoou. Havendo assim realizado o sacrifício pelo pecado... entrou na Tenda da Reunião... Diante do que via, o povo gritou de alegria e todos se prostrarão com o rosto em terra. Através desse paralelo percebemos a intenção de Lucas de ver Jesus como Sumo Sacerdote em plena comunhão com Deus. Dele recebemos a bênção da vida. Esse é o tema predileto da carta aos Hebreus: Jesus é o Sumo Sacerdote que derramando seu sangue, entrou no santuário da comunhão definitiva com Deus (céu), por isso tem uma bênção plenamente eficaz.

O v. 52 registra o retorno dos discípulos para Jerusalém. O evangelho de Lucas começa no Templo (com Zacarias) e termina no Templo. O v. 53 diz que os discípulos estavam continuamente no Templo, louvando a Deus.Com a ascensão de Jesus e a vinda do Espírito Santo vai começar o tempo da Igreja.

Nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
 Veja mais notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Santuário São João Bosco - DF. Cadastre seu e-mail...